Ansiedade é como balançar uma cadeira. Te dá algo pra fazer mas não te leva longe.

Índice
    Add a header to begin generating the table of contents

    A primeira atitude perante a mudança que ocorreu na medicina foi a de se revoltar, fazer textos enormes na internet para reclamar do rumo que as coisas estavam tomando.

    Depois disso foram as ações dos órgãos de classe que não tiveram nenhum efeito, como era de se esperar.

    A revolta da maioria dos médicos ainda é intensa com essa nova medicina. A revolta gera ansiedade e esta acaba por drenar uma quantidade enorme de energia, sem trazer nada em troca.

    Como a frase de Jodi Picoult, a ansiedade é exatamente como se balançar em uma cadeira, drena energia mas não gera nenhum movimento.

    Depois de um tempo se percebe que lutar contra essa nova medicina é uma total perda de tempo. Essa energia toda pode ser aplicada em mudarmos a nós mesmos. Esse sim é um movimento que nos demandaria energia mas traria avanços.

    Energia gerando avanços - aceleradr.com

    Energia gerando avanços – aceleradr.com

    Gastar energia tentando mudar toda sociedade, ou gastar energia tentando mudar a si próprio? Acredito que você já saiba qual será mais benéfica a você.

    A energia da luta contra e a energia para mudarmos é exatamente a mesma. O gasto procurando argumentos contra a nova medicina, é o mesmo buscando conhecimento para se adaptar a ela, para fazer parte dela.

    A maneira mais segura de fazer essa transição para a nova medicina é através de conhecimento, adquirindo conhecimento, comprando experiência de quem já passou por estas fases, de quem sabe exatamente do que você precisa e consegue te apontar o caminho correto, evitando que cometa erros que eles cometeram e os fizeram aprender.

    Na medicina existe algo maravilhoso que é a residência e seus preceptores. São pessoas para as quais devotamos o nosso maior carinho pois nos ensinaram os primeiros passos da profissão que temos hoje.

    É um método maravilhoso e super eficaz de formação, em que uma pessoa mais experiente ensina a outra que está dando os primeiros passos. Porém o mindset do médico é que preceptores são só para a fase da residência médica.

    Médico e Paciente - aceleradr.com

    Médico e Mentor – aceleradr.com

    Depois da residência terminada, passa-se a vida inteira sem outra mentoria parecida. Tem-se a impressão que o médico que já está formado e necessita de um mentor é um incapaz ou inseguro de suas próprias decisões.

    Porém, o que vemos nas outras áreas é a presença maciça de mentores, impulsionando o crescimento de profissionais nas mais diversas áreas de atuação. Os maiores empresários do Brasil são alunos de mentorias, e pagam fortunas para seus mentores, muitas vezes mais jovens que eles.

    Isso não é vergonhoso ou menos profissional, isso é prático, eficaz e funciona, há diversos exemplos de cases de sucesso no mercado, e você pode se tornar o próximo.

    Porquê então que o médico tem resistência a mentorias?

    Se adaptar a estes novos tempos exige adquirir conhecimento, não podemos mais perder tempo em testes próprios, inclusive arriscando nossa reputação ou mesmo perdendo tempo com táticas e técnicas que não geram resultado.

    Hoje em dia podemos nos dar ao luxo de ter alguém ao nosso lado que já passou por determinado problema, e esse alguém pode nos ajudar na forma de mentoria, esse alguém pode nos ajudar a atingir nossos objetivos sem que tenhamos que errar, sem que tenhamos que colocar nosso nome em cheque.

    Se a ansiedade te acometer perante a essa nova medicina, trate ela com os melhores ansiolíticos que temos hoje que são o conhecimento e a mudança.

    Comece mudando você mesmo, o seu mindset, e então verá os frutos que terá a chance de colher. Os tempos são outros e a forma de agir perante os cenários também, aprenda a se adaptar, assim sempre estará atualizado e acompanhando as mudanças.

     

    Aqui estão alguns links que podem ser relevantes para você agora:

     

    Post em vídeo

    Os Segredos do Marketing Para Profissionais da Saúde

    Instagram do Autor do Post

    Página Inicial do Blog

     

    Por hoje é só, e até a próxima!

    Postado em

    Sou especialista em cirurgia plástica, ajudo profissionais da saúde a capacitarem-se para uma nova realidade dentro de suas áreas de atuação.
    Co-founder da startup Soma Peruzzo.
    Mentor de Médicos e Profissionais da Saúde.