Como as camadas da motivação afetam sua medicina.

Índice
    Add a header to begin generating the table of contents

    Neste texto você vai aprender que não podemos melhorar o nosso desempenho na medicina se não evoluirmos nosso mindset, isto é, se nossas camadas de motivação não estiver no nível adequado.

    Já entendemos anteriormente nesse post o quanto a camada evolutiva comanda nossas ações. Também vimos como ficar preso na quarta camada pode ser prejudicial, pode nos afetar em diversos aspectos.

    Ao entrarmos na faculdade, provavelmente estivéssemos na quarta camada, tentando provar para nosso meio de convívio que podíamos ser pessoas importantes para o grupo, assim seríamos melhor aceitos, assim seríamos incluídos na “roda de amigos”.

    Roda de Amigos - aceleradr.com

    Roda de Amigos – aceleradr.com

    A necessidade de aceitação foi o que provavelmente nos motivou a fazer medicina.

    Entendemos nos textos anteriores que ficar parado na quarta camada de motivação é extremamente perigoso e improdutivo para nossa carreira e vida pessoal.

    A quarta camada é traiçoeira pois nela voltamos todas nossas ações para sermos aceitos. Todas as nossas ações são executadas para que as pessoas à nossa volta nos achem importantes, vivemos em função de agradar outras pessoas.

    Existe um grande perigo em buscar a aceitação das pessoas pois isso é muito frustrante na maioria das vezes.

    Quando nosso esforço não é valorizado entramos em crise com facilidade.

    Isto ocorre também quando somos criticados.

    No momento da crítica, se estivermos na quarta camada, entendemos isso como pessoal, e que a crítica é uma desaprovação e uma desvalorização do nosso esforço.

    A frustração e a desmotivação são os próximos capítulos encarados depois de uma crítica caso estejamos na quarta camada.

    Muitos profissionais desistem, se frustram, pedem demissão ou criam um clima ruim de trabalho, afetando seu desempenho, o desempenho de colegas e o atendimento ao paciente.

    Médico e Paciente - aceleradr.com

    Médico e Paciente – aceleradr.com

    Como descobrir se estamos nessa camada de motivação?

    Se estivermos demasiadamente preocupados com a opinião dos outros, se nossa tentativa de agradar chefes e colegas é muito intensa ou se as críticas são encaradas como desvalorização do nosso trabalho, provavelmente estamos presos nessa camada.

    Mas então como fazer para evoluir para a quinta camada?

    O fator mais importante para esta evolução é mudar o foco de dentro para fora.

    Vimos que as camadas da motivação que se sucedem são uma alternância constante de uma fase em que o foco é nosso interior e outra que é mundo exterior.

    Então temos que mudar o foco.

    O primeiro passo é estabelecer objetivos e metas pessoais, agir em função de si mesmo.

    Como sabemos que a próxima camada consiste em provarmos para nós mesmos que somos capazes, podemos acelerar essa transição implementando metas que farão com que superamos nossos limites.

    O prazer e a motivação dos nossos atos passarão a ser baseados em nossas conquistas, em nossas vitórias sobre nossas metas, a partir daí nós somos nosso próprio crítico.

    Autoavaliação - aceleradr.com

    Autoavaliação – aceleradr.com

    Pouco a pouco a opinião dos outros será menos importante e estaremos cada vez mais dentro da quinta camada.

    Grandes são os benefícios desta camada, pois toda a mágoa e ressentimento com a imagem que outras pessoas têm de nós perde totalmente o significado no momento em que provamos que o que importa é o que nós pensamos, e vencendo metas a nossa imagem interna fica cada vez mais fortalecida, ficamos cada vez mais confiantes e consequentemente mais suscetíveis a prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes.

    Nesta camada temos grandes retornos financeiros, pois nossas metas são geralmente baseadas em números e ganhos financeiros.

    Além desses benefícios temos uma grande melhora na nossa autoestima e autoimagem.

    Bater nossas metas é muito mais motivante que um elogio de um chefe ou colega.

    Então, sem dúvida alguma, subir de camada de motivação faz um bem inestimável para nossa medicina, no momento em que atendemos mais pacientes com mais eficiência e rapidez.

     

    Aqui estão alguns links que podem ser relevantes para você agora:

     

    Post em vídeo

    Os Segredos do Marketing Para Profissionais da Saúde

    Instagram do Autor do Post

    Página Inicial do Blog

     

    Por hoje é só, e até a próxima!

    Postado em

    Sou especialista em cirurgia plástica, ajudo profissionais da saúde a capacitarem-se para uma nova realidade dentro de suas áreas de atuação.
    Co-founder da startup Soma Peruzzo.
    Mentor de Médicos e Profissionais da Saúde.